RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REPRODUÇÃO HUMANA
A sociedade brasileira de reprodução humana (SBRH) reconheceu a acupuntura como um tratamento complementar para a infertilidade e já conta com um capítulo escrito pelo Dr Decio Teshima em 2011, reeditado em 2018, no seu livro "Tratado de Reprodução Assistida".
Devido ao número crescente de estudos científicos, a acupuntura tem sido indicada cada vez mais pelas clínicas de reprodução assistida em todo o Brasil. Hoje, já existe uma procura espontânea da própria paciente que deseja associar um tratamento complementar aos seus ciclos de fertilização in vitro.
Em 2002, quando surgiram os primeiros estudos com o uso da acupuntura no tratamento da infertilidade, sua indicação era limitada. Atualmente, podemos encontrar cerca de 177 estudos na literatura mostrando uma melhora das taxas de gravidez.
Naquela época, em 2004, o Dr Decio militava praticamente sozinho, sendo muitas vezes desacreditado por outros colegas médicos. Foi uma jornada difícil, mas sempre prezando a ética e as evidências científicas. Hoje, é motivo de grande orgulho, saber que grande parte das clínicas de reprodução assistida já indicam a acupuntura para as suas pacientes e ter o reconhecimento dos seus pares.
O Dr Decio Teshima foi convidado para escrever o capítulo de acupuntura do tratado da sociedade brasileira de reprodução humana
Confira também o boletim da sociedade brasileira de reprodução humana com informações sobre a acupuntura
Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00