Use of acupuncture in female infertility and a summary of recent acupuncture studies related to embryo transfer.
Elisabet Stener-Victorin, Peter Humaidan.
Stener-Victorin é considerada uma das estudiosas de maior renome em acupuntura e infertilidade. Neste trabalho, ela fez um resumo dos principais artigos da literatura médica sobre o assunto.
-
Acupuntura na coleta dos óvulos:
O grupo de Stener-Victorin realizou um estudo com o uso da eletroacupuntura para o alívio da dor na coleta dos óvulos. Comprovou-se que a intensidade da dor foi semelhante ao grupo que utilizou a anestesia convencional, porém as taxas de gestação foram semelhantes nos dois grupos, ou seja, pode-se utilizar a acupuntura para diminuir a dor e a dose das medicações no dia da coleta dos óvulos, porém esse procedimento não aumenta as chances de engravidar.
-
Acupuntura no dia da transferência de embriões:
Paulus, em 2002, coordenou o primeiro estudo de acupuntura em mulheres que fizeram ciclos de fertilização in vitro, englobando 160 pacientes. A acupuntura foi realizada 25 minutos antes e logo após a transferência de embriões. A taxa de gravidez foi de 26% no grupo sem a acupuntura e 42% no grupo que fez esse protocolo de acupuntura.
Westergaard, em 2006, estudou 273 pacientes que foram divididas em 3 grupos:
GRUPO 1: acupuntura no dia da transferência de embriões
GRUPO 2: acupuntura no dia da transferência de embriões e 2 dias após
GRUPO controle: sem a acupuntura
As taxas de gravidez foram maiores no grupo 1 (39%) em relação ao controle (24%). Apesar do grupo 2 apresentar uma taxa maior do que o grupo controle, esta nao foi estatisticamente significante. O autor concluiu, então, que o uso da acupuntura na transferência de embriões aumentou a chance de uma gravidez e outra sessão adicional 2 dias após não mostrou nenhum benefício.
Smith estudou 228 pacientes com infertilidade e as separou em 2 grupos:
110 com a acupuntura
118 com a acupuntura placebo
A acupuntura foi realizada no dia 9 da estimulação e antes e depois da transferência de embriões. O autor obteve uma taxa de gravidez de 31% no grupo com a acupuntura e 23% no grupo placebo. Na conclusão, o autor diz que apesar da diferença das taxas de gestação nos dois grupos, como não houve diferença estatística, não se pode dizer com certeza sobre os benefícios da acupuntura no dia 9 da estimulação, porém ela deve ser indicada no dia da transferência de embriões.
Outro estudo de Diertele, com 116 pacientes tratadas com a acupuntura verdadeira e 109 com a acupuntura placebo no dia da transferência de embriões. A acupuntura foir realizada logo após a transferência e repetida 3 dias após. Utilizou-se os seguintes pontos:
depois da transferência: VC4, VC6, ST29, CS6, SP10 SP8
3 dias após: LI4, SP6, ST36, KI3, LR3
Todos esses trabalhos citados por Stener-Victorin mostram a eficácia da acupuntura no tratamento de mulheres com infertilidade quando submetidas ao tratamento de fertilização in vitro.
O dia mais importante para a realização da acupuntura é o dia da transferência de embriões. Porém, se não for possível a realização da acupuntura neste dia, sugerimos uma sessão 2 ou 3 dias após.
fonte: Acupuncture in Medicine 2006
Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00